Loading...

Alerta: App para tracking do Coronavírus tem malware! Não instale

O tempo é de isolamento do ser humano, mas as campanhas fraudulentas e de malware para dispositivos eletrónicos continuam. Nesse sentido todo o cuidado é pouco, devendo cada utilizador validar se uma app ou serviço é fidedigna… mesmo que tenha o “carimbo” COVID-19.

De acordo com uma investigação, há uma app que resgata o smartphone dos utilizadores sendo posteriormente solicitado um valor em dinheiro.

Além do surto do Coronavírus que está a atacar o ser humano, há também malware que está a fazer estragos em smartphones! A app com o nome CovidLock parece ser fidedigna, mas, na verdade, é um esquema para roubar dinheiro (o típico Ransomware).

O que é o Ransomware?

Há vários tipos de malware , embora o mais temível de todos seja o ransomware. É por isso que é importante saber exatamente do que se trata, para que se possa proteger dele.

O ransomware é um tipo bastante perigoso de malware que infeta todo o nosso smartphone ou computador. Desta forma, impede que o utilizador tenha acesso aos dados e ficheiros pessoais. Para voltar a ter acesso a tudo, é exigido o pagamento de um resgate. O ransomware é especialmente ganancioso, já que ele não só bloqueia o acesso aos ficheiros pessoais, mas também exige que um pagamento anónimo seja feito para que o utilizador possa aceder às suas informações novamente. 

CovidLock: 48 horas para pagar 100 dólares

Depois de ser atacado, é exigido aos utilizadores o pagamento de 100 dólares em bitcoins para conseguir resgatar o smartphone. Quando o utilizador instala a app e permite todas as permissões solicitadas, a app COVID-19 Tracker “esconde-se” no equipamento e bloqueia o acesso ao mesmo.

Ao utilizador apenas é apresentada a informação que o equipamento foi resgatado devendo este introduzir a chave de desencriptação, que o proprietário terá de comprar (custa 100 dólares e não há garantias que funcione)

De acordo com as informações, esta app está disponível em lojas de aplicações alternativas. APK Mirror ou F-Droid são alguns dos exemplos.

Fonte :https://pplware.sapo.pt/

We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies.